quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CAPÍTULO IX_Bom dia, bom-humor

Zeh deu um pulo para trás. Não imaginava que o tímido velho pudesse estar armando uma pegadinha daquelas, ainda mais se contorcendo em gargalhadas ao ver o menino assustado.

- Entre rapaz, deixa eu te apresentar tudo por aqui.

Ainda sem graça, Zeh deu meia volta para esquerda e se direcionou até a porta metálica, que ainda estava fechada. Pelo lado de dentro, Bargapo destrancava um enorme cadeado, dessamarrando as correntes que trancavam o galpão. Ele nunca tinha chegado tão perto do ferreiro, ele realmente cheirava mal, como diziam algumas pessoas na Vila. Assistiu o velho empurrar uma das portas, para que ele pudesse entrar. Ao olhar para as mãos de Bargapo, ele lembrou da sua caixa e da chave misteriosa que estava lá dentro. Ficou um tempo reconhecendo o lugar. Era escuro lá dentro, só iluminando um pouco com o portão sendo aberto. Por algum tempo, ficou pensando como o velho conseguia fazer alguma coisa com toda aquela escuridão, iluminada somente pelo fogo azul que saía da ponta do maçarico.

- Bom dia!

Zeh tentou ser simpático ao dar bom dia, mas ao mesmo tempo muitas coisas passavam pela sua cabeça. Bargapo deu-lhe um sorriso que o fez se soltar um pouco mais, dizendo em seguida:

- Vamos, entre meu jovem! Não tenha medo. Isso aqui é escuro como um matadouro, mas acredito que viverá bons momentos por aqui.

Gostou do que ouviu. Já começou o dia aprendendo a lição de que é preciso conhecer as pessoas antes de tirar alguma conclusão. Então percebeu que não devia ter dado ouvidos quando falavam mal do velho. Pelo visto, ele era uma boa pessoa, só vivia solitário, sem mulher ou filhos para sentarem juntos em uma grande mesa de jantar. Talvez achasse melhor assim.

O velho começou a andar na sua frente, apresentando algumas ferramentas.

- Essa é a máquina de prensa, na direita está o Torno, a furadeira, uma fresadora.

Enquanto andava ia falando com Zeh.

- Depois explico para você, meu rapaz, como todas podem ser utilizadas. Acho que vou começar a usar você nesta aqui, a GUILHOTINA.

Mais uma vez se contorceu com uma chuva de risadas. De novo, o menino arregalhou os olhos e deixou o queixo caído.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tadinho do Sr Bargabo, um velhinho solitário... humm..mas to vendo que isso ainda vai dar o que falar..quero saber o que zeh pretende...ee curiosidade...rs

Unknown disse...

esperando o 10...